IFLA publica Diretrizes para digitalização de livros raros

Foi publicada no mês de agosto a versão em português das Diretrizes para planejamento de digitalização de livros raros e coleções especiais. O Comitê Profissional da IFLA  já havia aprovado o Guidelines for Planning the Digitalization of Rare Book and Manuscript Collections, elaborado pelo Rare Book and Special Collection Section em 2014.

Segundo a página da instituição, o documento foi produzido a partir da experiência de gestores de coleções especiais, bibliotecários especializados na formação e desenvolvimento de coleções de livros raros, curadores e pesquisadores que estudam o livro como um artefato que acarreta uma evidência histórica intrínseca, e que ao mesmo tempo interessa pelo conteúdo intelectual que contém.

A tradução foi realizada sob os cuidados de um grupo de trabalho formado por Fabiano Cataldo de Azevedo (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Ozana Hannesch (Museu de Astronomia e Ciências Afins), Lucia Alves da Silva Lino (Museu de Astronomia e Ciências Afins) e Diná Marques Pereira Araújo (Universidade Federal de Minas Gerais). Revisão técnica de Eduardo da Silva Alentejo (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s