Fiocruz: Inscrições abertas, até 12/11, para oficina de obras raras

Fonte: Fiocruz

A oficina Obras Raras e Especiais Scientia et libris está com inscrições abertas. Nesta iniciativa, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz), são parceiros e contam com apoio da Associação dos Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde do Estado do Rio de Janeiro (APCIS/RJ). Com inscrições abertas até o próximo dia 12/11, a oficina irá trabalhar com periódicos científicos que completaram 350 anos, desde a publicação do Journal des Sçavans e Philosophical Transactions, em 1665. As aulas serão de 16 a 23/11, das 9h às 16h30, no Prédio da Expansão da Fiocruz. Com 50 vagas oferecidas, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: obrarara@fiocruz.br

A oficina terá aulas de manhã e à tarde, e vai atender a bibliotecários, arquivistas, museólogos, historiadores, estudantes e demais profissionais interessados no tema. A coordenação é de Jeorgina Gentil Rodrigues, da Biblioteca de Ciências Biomédicas do Icict, e Eliane Dias, especialista em Gestão e Preservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC. Haverá a participação de convidados: Luiz Otávio Ferreira, pesquisador da COC; Marcelo Lima, conservador-restaurador, e Mônica Garcia, ambos do Icict.

Programa

Dia 16/11 (manhã)
Docente: Jeorgina Gentil Rodrigues
Doutora em Informação e Comunicação em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (2014) | Presidente da Associação de Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde (APCIS/RJ)

Dia 16/11 (tarde)
Pesquisador convidado: Luiz Otávio Ferreira
Tema: Os periódicos médicos brasileiros
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador titular e docente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da COC. Chefe do Departamento de Pesquisa da COC.

Dia 23 (manhã)
Docente: Mônica Garcia
Ementa: Gestão dos periódicos científicos na Fiocruz. Aquisição de e-books
Mestre em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics ) pela Fundação Oswaldo Cruz, Brasil(2014)
Atualmente é responsável pela Gestão de Acervos Bibliográficos do Icict/Fiocruz, onde faz a gestão das assinaturas dos periódicos internacionais, bases de dados e e-books.

Dia 23/11 (tarde)
Docente: Marcelo Lima
Ementa: Preservação e conservação de acervos
Especialista em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. Especialista em Gestão e Preservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde: Patrimônio Documental pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Conservador-Restaurador da COC. Mestrando em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV

Serviço:

Oficina “Obras Raras e Especiais Scientia et libris”
Inscrição: de 3 a 12 de novembro (obrarara@fiocruz.br)
Aulas: de 16 a 23 de novembro
Horário: das 9h às 16h30
Endereço: Avenida Brasil, 4036
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s