SISTEMA DE CORES CENTENÁRIO

Muito antes da Pantone (empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica), artista holandês já havia escrito um guia semelhante ao conhecido atualmente.

De acordo com o site da Revista Living, foi descoberto recentemente, o livro Traité des couleurs servo à la peinture à l’eau (Tratado de cores para pintura com água, em português), escrito em pleno século 17 pelo artista holandês A.Boogert.

follow-the-colours-book-of-colours-1642-01

“Traité des couleurs”, de 1692 (Foto: Reprodução).

Considerado agora um precursor da escala mais famosa da atualidade – a Pantone (criada em 1962) –, o manuscrito de aproximadamente 800 páginas, original de 1692, traz cores pintadas em pinceladas de aquarela, revelando opções de tons que podem ser obtidos através da mistura de determinada cor com diferentes quantidades de água. O site Followthecolours informa que de acordo com o historiador medieval Erik Kwakkel, que encontrou a obra na Biblioteca Méjanes, em Aix-en-Provence, na França, e traduziu parte da introdução, o “livro da cor” foi concebido como um guia educacional. A ironia, segundo o site, é que havia apenas uma única cópia, que provavelmente foi vista por pouquíssimas pessoas.

Foi apenas em 1905 que o professor Albert Munsell, quantificou e criou um modelo de escala de cores parecido com o que temos hoje, chamado de “A Color Notation”. A paleta foi a precursora da Pantone. Em 1963, a empresa se baseou nisso pra fazer o seu Pantone Color Guide, um dos guias mais utilizados no mundo por diversos profissionais. Até hoje, alguns softwares trazem a “Escala Munsell” na lista de biblioteca de cores como opção do usuário, informa o site.

 

*Foto do topo: Reprodução.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s