Internautas podem baixar acervo raro da Biblioteca Arthur Vianna, em Belém

Obras raras de séculos passados podem ser acessadas gratuitamente. Mais de 400 publicações entre livros, revistas e jornais estão disponíveis.                      

Fonte: G1 Pará

Livros, revistas e jornais do acervo de obras da Biblioteca Arthur Vianna, em Belém, podem ser baixados pela internet. A novidade disponibiliza mais de 400 publicações, entre elas o jornal “O Paraense”, publicado em 1822, que podem ser acessadas gratuitamente na página oficial da instituição.

O projeto começou em 2011 com a intenção de digitalizar as obras raras da biblioteca, que mantém o maior acervo de jornais da Região Norte. “Tem jornais a partir de 1822. Estamos caminhando para digitalizar todos os jornais, para dar acesso a qualquer pessoa do globo aos jornais pela internet”, afirmou Giselle Arouck, diretora de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará.

“Vamos fazer a microfilmagem e digitalizar as obras raras. Mais de 400 obras estão disponíveis na internet, entre jornais, revistas e livros. Por exemplo, uma revista muito acessada é a Semana, que nós temos digitalizadas de 1819 a 1945”, conta Arouck.

História

A seção de obras Raras da Biblioteca Pública Arthur Vianna contribui com a formação e o desenvolvimento da ciência, apoiando atividades de ensino, pesquisa e extensão. A seção possui obras de reconhecido valor histórico dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

Essas obras fazem parte da formação da Biblioteca Pública e, em sua maioria, integram coleções particulares, como as que pertenceram a Lauro Sodré, Amazonas de Figueiredo, Magalhães Barata e Olavo Nunes.

 

chamada-face-incuna

*Foto do topo: Reprodução.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s