MT: Obras da biblioteca pública de Cuiabá são restauradas

O Portal G1 Mato Grosso divulgou no último dia 11 informações sobre o processo de restauro de 3 mil livros pertencentes à biblioteca estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá. Esta é mais uma notícia positiva para a comunidade de bibliotecários e pesquisadores, pois as ações tendem a devolver as condições ideais de acesso e manuseio de obras importantes.

Segundo o site, os exemplares estavam armazenados em uma sala desde o diagnóstico de especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que identificou a presença de mais de 80 tipos de fungos prejudiciais à saúde.

Após a restauração, os livros serão catalogados e disponibilizados para leitura. Os mais danificados serão digitalizados, mas ainda não há previsão para a conclusão dos procedimentos.

A maior biblioteca do Estado de MT

Com um acervo de 90 mil livros, a Biblioteca Pública Estadual foi criada em 1912, no governo de Joaquim Augusto da Costa Marques. Leva o nome do escritor, historiador, e também primeiro diretor da instituição, Estevão de Mendonça.

Sendo a maior Biblioteca Pública do Estado, ela é o órgão central do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que coordena todas as outras bibliotecas públicas municipais do Estado.

Coleções

Localizada no Palácio da Instrução, no centro histórico de Cuiabá, a biblioteca é dividida em dez coleções temáticas: Mato Grosso, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral.

 

Foto: Reprodução.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s