Raridade entre colecionadores: HQ dos Beatles, publicado nos anos 60, teve baixa procura

No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial Rock e, a princípio, esse tema nada tem a ver com o Incunábulos. Mas, como disse, isso é “a princípio”. Buscando conteúdos de interesse para esta página, encontrei uma matéria bastante relevante sob o ponto de vista da história dos periódicos.

Para comemorar a data, o site Omelete relembrou o fracasso de vendas do HQ oficial sobre a história dos Beatles.  O interesse em transformar a trajetória da banda britânica em quadrinhos surgiu quando, em fevereiro de 1964, foi realizada uma apresentação no Ed Sullivan Show (programa de televisão de variedades), na primeira viagem da banda aos EUA. O momento literalmente parou o país, que registrou a audiência recorde de 73 milhões de espectadores. Os americanos foram conquistados imediatamente e a Dell Comics entrou em contato com o empresário do grupo para criar um quadrinho oficial baseado nos garotos de Liverpool.

Segundo a matéria, a necessidade de lucrar com os Beatles era imediata e em julho, apenas cinco meses após aparecerem no programa de talk-show, foi lançada uma revista com histórias sobre George, Ringo, John e Paul em tamanho gigante.

“The Beatles Official” (Foto: Reprodução)

Página do HQ lançado na década de 60 (Reprodução)

A história ilustrada por Joe Sinnott – que mais tarde trabalhou em quadrinhos da Marvel como Thor, Quarteto Fantástico e SHIELD – não contava com muita novidade e era literalmente um caça-níquel. Quadrinhos falavam superficialmente sobre a trajetória do grupo e como eles conquistaram o coração dos EUAs com sua apresentação na televisão.

O fato é que, justamente por essas características, o HQ tornou-se raro e hoje é necessário desembolsar altos valores para ter um exemplar (chegando a três mil reais), o que tornou a publicação um dos itens mais preciosos para os fãs do grupo.

Imagem do topo: Reprodução.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s